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Mercado geek cresce e movimenta mais de R$ 20 bilhões no Brasil

Você gosta de ler revistas em quadrinhos? Está antenado nos últimos lançamentos de jogos? Conhece séries, animes e mangás, filmes e acompanha a cultura pop em geral? Se a sua resposta foi sim para todas as perguntas, então talvez você possa ser considerado um ‘geek’. 

 

O termo ganhou popularidade nos anos 90, com o avanço da internet, e hoje serve para designar pessoas muito ligadas em novidades tecnológicas, games, filmes, séries, lançamentos de livros e tudo o que está conectado à cultura pop. Para muitos, mais do que apenas gostar de determinados produtos, o estilo ‘geek’ é um estilo de vida.

A Pesquisa Geek Power 2020 apontou que, entre esse público, 63% são homens, enquanto 37% são mulheres. Destes, 72% estão solteiros e 87% do total não tem filhos. Ao analisar a renda, 12% encaixam-se na classe A, 30% na classe B, 28% na classe C e 30% na classe D. Dados da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral) mostram que o faturamento no varejo, em 2022, foi de R$22,1 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano de 2021, que foi de R$21,5 bi. Vinicius Alves Mendes, proprietário da Loja Neko, localizada no Rio Anil Shopping, e empresário do ramo, conta sempre que há algum lançamento ou novidade que tenha relação com a Cultura Pop, as vendas de produtos deste nicho aumentam. “Atualmente, os itens mais vendidos são camisas, canecas e figuras colecionáveis”, afirma.

 

Cursos

Além de assistir séries e filmes e adquirir produtos, o desenvolvimento de jogos e outros produtos virtuais também passou a ser visto com possível carreira no mercado de trabalho. A Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgada em março de 2023 pelo SX Group e Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e ESPM, apontou que 58,3% dos entrevistados acreditam que o setor de jogos eletrônicos oferece boas oportunidades de carreira no país. Isso tem levado o público a estudar mais sobre o assunto, se capacitando e, através de cursos especializados, poder ingressar na área.

Outro setor dentro desse universo que faz sucesso no Brasil é o mercado E-Sports, nome dado aos esportes eletrônicos, que estão se consagrando como indústria em ascensão. Os brasileiros já participam de campeonatos internacionais e grandes eventos são realizados no país, como o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) e o Brasileirão de Rainbow Six Siege, o torneio atrai jogadores e fãs.

Em julho de 2023, o estado do Maranhão sancionou uma Lei que regulamenta esse tipo de esporte, permitindo que jovens e adultos possam atuar de forma profissional. Ficou estabelecido também que o dia 19 de outubro será o Dia Estadual do Esporte Eletrônico, em alusão ao primeiro campeonato de jogos eletrônicos conhecido no mundo, realizado em 1972.

Para Arlindo Lopes, sócio proprietário da MK Academy, localizada no Rio Anil Shopping, a lei é um incentivo a mais para quem quer ter o E-Sports como carreira. “A lei pode fomentar um pouco mais o segmento de E-Sports e influenciar positivamente na profissionalização. Esse é um passo importante, mas não é o suficiente. Nós entendemos que é necessário deixar os pais bem informados, isso porque quem pratica os E-Sports, cerca de 70%, são crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, e que são sustentados pelos pais, que financiam a compra dessas ferramentas”, ressalta. 

A MK Academy é uma escola que oferece cursos de design gráfico, edição de vídeo e criação de games, além de ofertar uma abordagem de treinamento ‘pró player’, que é ensinar os fundamentos do jogo que o cliente queira executar, ensinando para que o jogador realize com maior eficiência. O espaço conta, ainda, com serviços de entretenimento: uma arena gamer com 20 computadores de última geração, uma arena PS5 e dois simuladores de corrida.