Ana Clara, de 10 anos, do bairro da Divinéia, passou pelo Rio Anil Shopping recentemente e viu o Papai Noel em um trono adaptado para cadeirantes. “Foi incrível ver que agora é possível sentar ao lado de Papai Noel e me sentir também aceita. Não vejo a hora de ter essa foto”, contou a menina, cheia de expectativa.
Para José de Ribamar Guimarães, a oportunidade foi emocionante. Ele, que é cadeirante, não imaginou que poderia ter a oportunidade de sentar ao lado do Papai Noel para uma foto. “Foi como voltar a ser criança. Poder tirar uma foto ao lado do Papai Noel, me sentindo parte de tudo, foi inesquecível. Fiquei muito emocionado”, declarou, com lágrimas nos olhos.
A iniciativa, inédita no Maranhão, foi criada para acolher todos os públicos. Pela primeira vez, o trono do Papai Noel foi adaptado para que cadeiras de rodas sejam acopladas, colocando crianças e adultos com mobilidade reduzida no centro da cena natalina. “Normalmente, quem usa cadeira de rodas fica ao lado ou no cantinho, mas não no trono. Essa adaptação foi feita para incluir as pessoas cadeirantes e com mobilidade reduzida no álbum de Natal da família”, explica Francine Machado, superintendente do Rio Anil Shopping.
O Papai Noel, vivido por Gelson Pompelli, expressa a emoção de participar dessa experiência. Ele, que também se comunica em Libras, reforça o compromisso com a inclusão. “O Natal é sobre amor, união e acolhimento. Poder abraçar a todos, sem distinção, é o que dá sentido a essa data. É mágico ver a alegria nos olhos de cada pessoa, sejam crianças, adultos ou até mesmo os pets que nos visitam”, conta.
Além do trono inclusivo, o Natal do shopping traz atrações como pista de gelo, brinquedos sensoriais e uma árvore de Natal gigante, reforçando o compromisso com a diversidade e criando momentos inesquecíveis para todas as famílias maranhenses. “Acolher todos os tipos de famílias e promover a igualdade nos enche de orgulho. Esse é o verdadeiro espírito natalino”, conclui Francine.
Datas e Horários
O Papai Noel estará no Rio Anil Shopping de segunda a sábado, das 15h30 às 21h30, e aos domingos, das 14h às 20h.